{% extends 'base.html' %} {% load static %} {% block title %} E os gatos? {% endblock title %} {% block content %}

E os gatos?

Bem vindo ao E os gatos?, o site destinado a compartilhar com o mundo um pouquinho sobre gatos! Neste site, você encontrará:

  • Uma explicação sobre a motivação do site
  • Uma contextualização sobre a história dos gatos ao longo dos séculos
  • Um pouco sobre as raças de gato mais comuns

Os gatos ao longo da História

Primeira convivência com o ser humano

Foi há mais ou menos 10 mil anos atrás que os primeiros gatos começaram a conviver com as aglomerações humanas. Essa convivência beneficiava os seres humanos, uma vez que os felinos são predadores naturais de roedores, os quais, por sua vez, destruíam as reservas de alimento. E o que os gatos ganhavam em troca? Comida e um lugar seguro para viver. Assim começou a relação entre humanos e felinos que tão bem conhecemos nos dias de hoje.

Gatos na cultura egípcia

Os gatos começaram a ser vistos na cultura egípcia como representações de divindades. Bastet, a deusa egípcia da fertilidade e do amor materno, era comumente representada por uma mulher com cabeça de gato. Além disso, os registros de imagem da época mostram que esses animais estavam muito presentes no dia a dia e eram, por conseguinte, frequentemente representados também nas pinturas e elementos artísticos.

Era Cristã

Foi mais ou menos em torno do século XIII que a imagem dos gatos perante a cultura cristã passou a ser endemonizada. Isso pode estar relacionado ao culto aos gatos que era comumente feito em culturas pagãs, o que ia contra os dogmas da religião cristã que já tinha rapidamente se expandido e se consolidado.

Dias atuais

A imagem endemonizada e maligna dos felinos ainda é um pouco presente nos dias atuais, possivelmente por, além de outros fatores, uma certa herança vinda dos dogmas cristãos que não os viam com bons olhos. Apesar disso, os gatos atualmente estão entre os animais domesticos mais comuns em todo o mundo, competindo com os cães e com os peixes. Assim, apesar do histório manchado e do ego inflamado, os gatos estão mais presentes do que nunca na escrita da História humana.

{% endblock content %}